Entra ano, sai ano e o Civic se mantém como favorito quando o assunto é carro aqui no Brasil. Porém, com o passar dos anos, notamos uma grande evolução do Honda Civic. Por isso, hoje vamos trazer essa linha do tempo e o que mudou no carro em 20 anos. A seguir, confira a evolução do Honda Civic!

GUIA DE CONTEÚDO
A evolução do Honda Civic
Se você é fã de carteirinha do mundo automotivo, sabe que o grande Honda Civic já completa 20 anos de produção aqui no Brasil. Com o passar dos anos, o modelo ganhou seu espaço no mercado, se tornando referência para outras marcas, inclusive.
Desde a chegada do modelo em solo brasileiro até os dias atuais, foram mais de 650 mil unidades comercializadas. Nesse sentido, o carro passou por diversas mudanças, até mesmo alguns altos e baixos.
Por isso, hoje decidimos trazer um conteúdo especial sobre a evolução do Civic aqui no país. Para isso, montamos uma linha do tempo com os modelos que vimos rodas por aqui nesses mais de 20 anos. Acompanhe:
Linha do tempo do Honda Civic no Brasil
Em 2022, o Civic comemorou 30 anos no Brasil. E para comemorar, nós preparamos uma linha do tempo completa com as mudanças Civic ao longo do tempo:
Ano de 1997 – Geração 6
A princípio, o Honda Civic se tornou “brasileiro” quando já estava em sua sexta geração, que trouxe mais uma reestilização do modelo antecessor.
Nesse sentido, o modelo vinha somente com motor 1.6 4-cilindros 16V que oferecia 127 cv de potência, a gasolina, com bloco e cabeçote de alumínio. Porém, oferecia duas calibrações diferentes:
- SOHC de 106 cv;
- VTEC (comando variável na admissão).

Além disso, o câmbio era manual de 5 marchas ou automático de 4. O modelo se destacava pelos seguintes adereços:
- Suspensões independentes;
- Barras de proteção lateral;
- Direção hidráulica;
- Versões de topo com controle de cruzeiro, airbags frontais e freios ABS.
Por fim, o Civic da sexta geração era vendido em cinco versões diferentes, e os preços eram de R$25.950 a R$35.700.
2000 – Geração 7
Continuando nossa linha de evolução do Honda Civic, agora falamos da sétima geração, que chegou nos anos 2000, após ser reestilizada.
Nesse sentido a nova plataforma trazia um novo motor, um quatro-cilindros de 1,7 litro e potência de 115 cv ou 130 cv. Ele também trouxe um novo assoalho plano em todos os pontos da cabine.

Apesar do visual não trazer mudanças significativas, o modelo ainda assim tornou-se líder de vendas em 2001; já em 2003, alcançou a marca de 100 mil unidades produzidas localmente.
Além disso, o Civic manteve a estrutura de versões do seu antecessor; a tabela de preços ficava entre R$34.281 e R$47.375.
2006 – A chegada da oitava geração
O próximo modelo de sucesso do Civic por aqui também marca um novo design do modelo; estamos falando da oitava geração do Civic, chamada de “New Civic“.
Com isso, o modelo quebrou uma série de paradigmas. Isso porque trouxe um design mais futurista, com uma dianteira bicuda e bastante afilada e teto de caimento fluido.

Enquanto isso, o interior era equipado com quadro de instrumentos em dois níveis. Assim, parecia até mesmo uma nave espacial. E a novidade causou tanto alvoroço que até hoje serve de inspiração para novos modelos.
Em relação a motorização, agora tínhamos a presença de um 1.8 de 140 cv flex, ou um 2.0 de 192 cv com duplo comando de válvulas, especialmente para a versão esportiva Si (lançada em março de 2007).
Um dos aspectos mais polêmicos era o câmbio automático, que passou a ser de cinco marchas (que consumia mais combustível na época). Em 2007, o Honda Civic era vendido entre R$59.600 e R$99.500.
A nona geração de 2012 a 2015
Nos aproximando da atualidade, nossa linha de evolução do Honda Civic traz agora a nona geração, comercializada entre 2012 e 2015. A princípio, ela chegou com mais equipamentos, mais espaço interno e um design inovador e elegante.
Além disso, também houve a introdução de uma central multimídia i-Mid de 5 polegadas, item que era algo inovador para a época.

Enquanto isso, no ano de 2014 marcou uma “nova vida” para o Civic. O modelo ganhou nova motorização de 2.0 i-VTEC FlexOne. Além disso, alcançou a marca de 500 mil veículos produzidos em território nacional.
Já em 2015, o sedã trouxe apenas alguns retoques visuais, além de um sistema FlexOne para toda a linha.
De 2016 a 2019
Em agosto de 2016, a chegada da décima geração do Civic marcou um dos projetos mais ousados da fabricante japonesa. Isso porque trouxe uma complexa renovação do modelo em toda sua história.
Desse modo, o automóvel se tornou extremamente sofisticado para a época. Além disso, passou a oferecer mais segurança e tecnologia.

Porém, o grande destaque estava no conjunto mecânico., graças a potência linear e a eficiência energética. Assim, foi o primeiro modelo da Honda a trazer para o Brasil a motorização turbo com transmissão CVT.
Honda Civic 2020 a 2021
Por último, chegamos à última geração do Honda Civic (vendida aqui no Brasil), trazendo atualizações mais recentes.
Nesse sentido, a linha 2020 trouxe novidades no design, tecnologia e conforto. Dessa forma, um sedã ainda mais completo e diferenciado.

Além disso, foi lançada a nova versão LX; esta trouxe mais segurança, qualidade e conforto para a família Civic. Tanto que foi considerado um dos modelos com melhor custo-benefício do Brasil, em seu segmento.
Por fim, a nova geração do Honda Civic ainda está incerta no Brasil. Fora de produção por aqui desde o final de 2021, o modelo pode vir a ser importado do México. Ou talvez, tenhamos um substituto. Vamos aguardar!