Lavar Muito o Carro Estraga a Pintura? Descubra agora

Manter o carro limpo é essencial para tê-lo conservado. Porém, lavar muito o carro estraga a pintura? É isso que vamos te contar hoje neste post. Saiba se é possível sempre lavar o carro e qual a frequência indicada.

publicidade
Lavar muito o carro estraga a pintura
Lavar muito o carro estraga a pintura

Lavar muito o carro estraga a pintura?

A princípio, é comum que os donos de carro se preocupem com a higiene e estética do carro. Nesse sentido, lavar o carro, encerar e deixar com o famoso cheirinho, são cuidados básicos que muitos brasileiros têm com seus carros.

publicidade

Contudo, será que o excesso de lavagem pode prejudicar a pintura e lataria do veículo? Hoje, nós te contamos se lavar muito o caro estraga a pintura!

De acordo com especialistas, o ideal é lavar o carro a cada duas semanas. Porém, a atenção maior que os proprietários de veículos devem tem é em relação aos produtos utilizados para fazer a limpeza do carro.

publicidade

Desse modo, além de sempre usar água limpa, é indicado não usar esponjas abrasivas. Isso porque elas podem causar riscos na pintura do carro. Algo que nenhum motorista gostaria, não é mesmo?

Além disso, é sempre indicado usar produtos específicos para a lavagem de automóveis. Portanto, muito cuidado ao realizar aquelas famosas “misturinhas” caseiras. O barato pode sair caro no final.

publicidade

✓ Veja também:

publicidade

Conforme explicado pela especialista da BASF, o uso de produtos destinados à limpeza doméstica não é recomendado. Pois eles podem ter na sua composição substâncias que podem danificar a estrutura química do verniz e da tinta.

Ainda conforme a especialista, caso alguma sujeira pontual, como excremento de pássaros, piche de asfalto ou resíduo de árvores ou planta manchar a pintura da carroceria, o ideal é lavar imediatamente a área para remover a sujeira.

publicidade

Por isso, é importante ressaltar que lavar muito o carro estraga a pintura, caso estes cuidados não sejam tomados.

Como lavar o carro no lava rápido?

Atualmente, vários motoristas costumam fazer a própria limpeza de seus carros. Entretanto, existem aqueles que, por falta de tempo ou comodidade, preferem deixar a limpeza do carro por conta dos famosos lava-rápidos.

publicidade

✓ Veja mais novidades e informações:

publicidade

Nesse caso, saiba que existem alguns cuidados básicos que você pode tomar. Então, se feito de forma errada, lavar muito o carro estraga a pintura, como proceder com os serviços de lava-rápido?

Veja a seguir algumas dicas:

  • Primeiramente, chegue cedo ao lugar, isso porque os lavadores costumam estar com mais disposição e darão atenção maior ao seu carro;
  • Em seguida, peça para aplicarem cera, que garante brilho à lataria e previne estragar a pintura;
  • De preferência, acompanhe o serviço de perto. Isso porque evita que os lavadores trabalhem de forma incorreta;
  • Se puder, escolha a lavagem a seco, que poupa água e mantém o carro limpo da mesma forma como a lavagem convencional.
publicidade

Para concluir, respondemos a pergunta: lavar muito o carro estraga a pintura? A resposta é: depende. Isso porque, como você viu, a durabilidade da pintura e lataria vai depender dos produtos e métodos utilizados por você ou pelo lava-rápido.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Lavar Muito o Carro Estraga a Pintura? Descubra agora

Diogo Toscano
Redator especialista no mundo automotivo, é produtor de conteúdo online desde 2016 com foco na área de carros. Com o seu conhecimento e experiência traz para o site, conteúdos atualizados e informativos sobre o mundo automobilístico.