Apesar de nem termos iniciado 2023, a nova Montana 2024 já foi confirmada, e sua pré-venda começou na quinta-feira, 1° de dezembro! Trazendo diversas versões e uma única opção de motor, o modelo deve apenas preservar o seu nome. A seguir, você confere detalhes da nova Montana 2024!
GUIA DE CONTEÚDO
Nova Montana 2024
A princípio, a Montana é um dos muitos mais aguardados lançamntos de carros, e que ainda este ano terá todas as suas informações reveladas por completo. Porém, a GM não brinca em serviço e já nos surpreendeu com o anúncio da nova Montana 2024!
A pré-venda foi iniciada na última quinta-feira, dia 1º de dezembro, quando as primeiras fotos oficiais do automóvel foram divulgadas pela Chevrolet.
Entretanto, comparada com as duas últimas gerações, a nova Montana 2024 vai manter somente o nome. Isso porque a terceira linha do modelo vai trazer uma carroceria de cabine dupla e porte intermediário.
Ou seja, vai brigar diretamente com picapes como a Fiat Strada, a VW Saveiro e (talvez) até com a Toyota Hilux.
Nesse sentido, a intenção da GM é que a picape seja semelhante à Toro da Fiat e à Oroch da Renault, que têm uma construção em monobloco, ao invés de carroceria sobre chassi e suspensão traseira independente multibraço.
No caso da Montana, por conta de gastos, o conjunto traseiro será por eixo de torção. Inicialmente, a Montana 2024 é baseada na plataforma global GEM, já utilizada por modelos como Onix e Tracker.
Desse modo, é esperado que a picape traga equipamentos similares ao destes modelos, como:
- Seis airbags;
- Alerta de pontos cegos;
- Sistema de estacionamento automático;
- Frenagem autônoma de emergência (Tracker), entre outros.
De acordo com informações oficiais, a nova geração da Montana terá 4 versões, todas homologadas para vendas no Brasil; são elas:
- 1.2 turbo manual;
- 1.2 turbo LT manual;
- 1.2 turbo LTZ automática;
- 1.2 turbo Premier automática.
Conjunto mecânico da picape
Ao que tudo indica, a motorização da Montana 2024 deve ser compartilhada com o Tracker. Nesse sentido, oferece opção de motor 1.2 turbo flex de 133/132 cv (E/G) e câmbio automático de seis marchas.
Para a picape, as configurações de entrada virão com o mesmo motor acoplado ao câmbio manual de seis marchas. Porém, a potência e torque podem mudar na picape.
De acordo com a General Motors, o conjunto mecânico da picape virá com uma calibração específica.
O que explica isso é a capacidade de carga, que (provavelmente) vai superar a do Tracker como forma de se aproximar da picape da Fiat, que alcança 750 kg de carga útil nas versões flex.
O que esperar do design da nova Montana 2024
Conforme algumas imagens divulgadas pela GM, a nova Montana 2024 traz linhas na dianteira bem similares ao novo Trailblazer estadunidense, o SUV de estrutura monobloco totalmente diferente do modelo nacional. Incluindo faróis bipartidos, com arranjo que parecem andares.
Nesse sentido, a coluna do para-brisa dianteiro tem um acabamento na cor preta, semelhante a um friso na base da coluna traseira. Na traseira, há lanternas em formato quadrangular, que são unidas por uma barra escurecida.
Enquanto isso, a caçamba da Montana terá um exclusivo sistema de vedação contra poeira e umidade. O objetivo, de acordo com a marca, é tornar a caçamba em um ‘porta-malas gigante’.
Interior
Agora vamos falar do interior da nova picape, que traz diversos elementos iguais do Tracker, como:
- Bancos;
- Quadro de instrumentos;
- Alavancas de câmbio;
- Volante.
Oficialmente, a Chevrolet já confirmou que a Montana 2024 terá uma nova disposição da central multimídia MyLink.
Nesse sentido, a tela terá uma nova moldura integrada ao quadro de instrumentos e um novo arranjo dos botões físicos.
Além disso, são esperadas outras tecnologias já presentes em alguns modelos da GM, como espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay sem fio e conectividade Wi-Fi via internet 4G embarcada.
Qual será o valor da Montana 2024?
A princípio, os valores oficiais da nova Montana 2024 foram revelados na quinta-feira (1º), no site da pré-venda da picape.
E de acordo com o site, é possível reservar a picape com preços a partir de R$134.490 (versão LTZ) e R$140.490 (versão Premier).