BMW pretende vender carros fora das concessionárias; Entenda

A princípio, a BMW pretende vender carros fora das concessionárias, buscando trocar as lojas comuns por agências e até redes sociais. Inicialmente, a troca acontecerá somente na Europa. Pois nos Estados Unidos e Brasil é proibida a venda de automóveis direto pelas montadoras.

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BMW quer vender carros fora das concessionárias
BMW quer vender carros fora das concessionárias

BMW pretende vender carros fora das concessionárias

A princípio, a fabricante BMW decidiu lançar o novo M3  diretamente na plataforma e rede social TikTok. Inicialmente, o carro deve custar quase R$1 milhão aqui no Brasil, onde ainda não tem data prevista para ser lançado.

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Porém, essa não é a primeira vez que a fabricante utiliza uma estratégia pensada em canais digitais: antes de ser a marca de carros pioneira na rede social, a empresa já vendeu pelo Facebook e pelo Instagram, além de lançar canais na Amazon.

Nesse sentido, o chefe de vendas e marketing do grupo, Peter Notta, comunicou que a BMW quer vender carros de novas maneiras. Segundo o diretor, a empresa busca inovar em seu modelo de vendas atual.

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Contudo, não é de hoje que a montadora dá sinais de que pretendia abandonar a parceria com as concessionárias. Em 2021, em coletiva de imprensa, o representante do grupo já havia confirmado a mudança entre 2024 e 2026.

Ainda de acordo com a fabricante, os próprios clientes serão beneficiados com a sacada da BMW de vender carros fora das concessionárias. Assim, os consumidores não terão preocupação com a política de preços distintos.

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Além disso, é mencionado que até os descontos praticados devem ser melhores.. Entretanto, é válido destacar que a prática será aplicada somente na Europa a princípio. Isso porque outros países, como o Brasil, não podem vender veículos direto da montadora.

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Vantagens de comprar veículos direto das montadoras

Como mencionado, a BMW quer vender carros fora das concessionárias. Porém, ela não é a primeira fabricante a demonstrar interesse nesse tipo de estratégia.

Nesse sentido, a chamada venda direta é uma modalidade de comércio de carros que beneficia públicos especiais com condições de compra diferenciadas.

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Entretanto, essa forma de adquirir um novo carro ainda não é 100% aceita pelos motoristas. Isso porque existe muito medo e receio ao fechar o negócio.

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De acordo com o gerente de vendas da Delta Fiat, Luiz Rodrigo, a venda direta é feita com a consultoria da concessionária. Porém é um processo sem intermediação. Ou seja, uma venda feita da fábrica para o cliente.

Contudo, ele salienta que optar por comprar um carro direto da fábrica pode trazer benefícios. Por exemplo, melhores descontos, baixa burocracia e facilidade na transação.

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Logo, a estratégia é ótima tanto para a montadora quanto para o cliente, já que o carro é liberado mais rápido. Além disso, os modelos de carros mais vendidos já possuem um estoque na fábrica.

Dito isso, fica nítido que a BMW quer vender carros fora das concessionárias tanto para inovar seus processos e atrair mais clientes, quanto para agradar os já então fãs da marca alemã.

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Diogo Toscano
Redator especialista no mundo automotivo, é produtor de conteúdo online desde 2016 com foco na área de carros. Com o seu conhecimento e experiência traz para o site, conteúdos atualizados e informativos sobre o mundo automobilístico.