Muitas dúvidas surgiram após uma nova regra de trânsito ser divulgada, e que permite furar o sinal vermelho. Essa é uma questão muito importante pois diz respeito à segurança no trânsito. Por isso, descubra se realmente pode furar o sinal vermelho ou não com a nova lei.
GUIA DE CONTEÚDO
Conheça a nova lei
Uma alteração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) causou muitas dúvidas e sérios questionamentos em relação à segurança em vias públicas. A nova regra permite que as conversões feitas para a direita, podem ser feitas mesmo com o semáforo fechado.
Essa já é uma prática aplicada em países como o Canadá e em algumas partes dos Estados Unidos, mas aqui no Brasil, a ideia é nova e ainda precisa ser esclarecida.
Dessa forma, vamos explicar todos os detalhes sobre essa nova ‘’permissão’’ no trânsito.
✓ Veja mais projeções para o ano:
- Volkswagen planeja nova fábrica para produção de carros elétricos
- Honda CR-V 2023 pode ser maior e mais arrojado; veja projeções
Acontece que a conversão à direita, poderá ser feita apenas em caso de manobra, ou seja, as vias terão de estar sinalizadas de tal permissão. No entanto, o Brasil ainda não possui esse tipo de sinal de trânsito, tornando a informação perigosa para os motoristas menos atentos.
Sendo assim, o sinal vermelho deve ser respeitado normalmente, até que as ruas recebam as placas adequadas. Além do mais, é preciso lembrar que em todos os casos, o pedestre tem prioridade. Então mesmo que a conversão à direita mesmo no sinal vermelho seja permitida, você precisa respeitar a faixa.
Essa é uma permissão nova e vai levar um tempo para que os condutores e pedestres se acostumem. Por isso, é preciso aguardar a sinalização correta e respeitar o sinal vermelho. Isso porque além dos riscos de acidentes, há a multa de cerca de R $239,47 por infração gravíssima. Além disso, pontos são diminuídos na carteira.
✓ Fique por dentro de todas as novidades:
Veja o que diz o CTB no Art. 208 sobre o que é considerado infração:
Avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória, exceto onde houver sinalização que permita a livre conversão à direita prevista no art. 44-A deste Código:
Fonte: ctbdigital.com
Pode furar o sinal vermelho ou não?
Resumindo, a resposta é não! Não é permitido furar o sinal vermelho e mesmo quando a regra estiver valendo e com a sinalização adequada, o cuidado terá de ser redobrado até que todos os motoristas se acostumem.
Por fim, todos devem aguardar a implantação das placas.