Embraer prevê 100 rotas aéreas para carros voadores no Rio de Janeiro

De acordo com levantamento feito pela Eve, existe um grande potencial para cerca de 245 aeronaves. Além do transporte de 4,5 milhões de pessoas ao ano. Confira tudo sobre as possíveis rotas aéreas para carros voadores.

publicidade
Rotas aéreas para carros voadores
Rotas aéreas para carros voadores

Rotas aéreas para carros voadores

A princípio, os famosos carros voadores – também chamados de aeronaves de pouso e decolagem vertical – eVTOLs – devem estar operando no Rio de Janeiro até 2035, com previsão de transportar mais de 4 milhões de pessoas ao ano.

publicidade

Conforme informações fornecidas pela Eve, empresa do grupo Embraer e especialista nessa categoria de aeronaves, o chamado “Conceito de Operações para o mercado futuro de Mobilidade Aérea Urbana” deve ser observado nos próximos anos no país.

Desse modo, os “carros voadores” serão usados para transportar passageiros entre os bairros e o Aeroporto Tom Jobim, Rio de Janeiro. Nesse sentido, as viagens com os veículos devem iniciar nos próximos anos, especificamente até 2035.

publicidade

Para comportar essa operação, nos próximos anos deverão ser construídos cerca de 37 pontos para embarque e desembarque dessas aeronaves. Assim, o famoso Aeroporto do Galeão será um dos primeiros locais de embarque oficiais.

Observando isso, vemos que as rotas aéreas para carros voadores deixam de ser uma ilusão futura e se tornam cada vez mais próximas de nossa realidade.

publicidade

✓ Veja as prinicipais novidades do ano no setor automotivo:

publicidade

Os desafios dos próximos anos para os carros voadores

Atualmente, o estresse com engarrafamento, gastos com manutenção e combustível, têm tirado cada vez mais a vontade dos brasileiros de ter um carro. Contudo, não podemos negar a praticidade que o veículo traz no dia a dia.

Entretanto, as buscas por soluções alternativas e que não exijam comprar um veículo aumentaram muito. De acordo com levantamento feito, seria possível poupar mais de 70 minutos com as rotas aéreas para carros voadores.

publicidade

Ainda de acordo com a Eve, existe também a possibilidade de criar rotas alternativas como Centro-Niterói. Essa viagem será possível através de um aplicativo, semelhante aos que usamos para viajar de carro, como o Uber.

Contudo, ainda existem algumas questões que precisam ser resolvidas. Por exemplo, como incluir o transporte de malas e animais de estimação.

publicidade

✓ Confira os artigos mais buscados pelos motoristas:

publicidade

Conforme um estudo feito, a nova opção de táxi aéreo deve gerar uma receita de US$220, o que equivae a mais de R$1 bilhão. Desse modo, as rotas aéreas para carros voadores deverão se tornar mais populares no país em breve.

Por fim, as previsões dos filmes de que, em breve, veríamos carros voadores, está prestes a se realizar. No entanto, vale destacar que ainda não há previsão de custos para passageiros.

Ou seja, não podemos dizer se o valor de uma viagem com táxi aéreo pesará muito no bolso, visto que já vivemos com uma economia muito ruim. 

publicidade
Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Embraer prevê 100 rotas aéreas para carros voadores no Rio de Janeiro

Diogo Toscano
Redator especialista no mundo automotivo, é produtor de conteúdo online desde 2016 com foco na área de carros. Com o seu conhecimento e experiência traz para o site, conteúdos atualizados e informativos sobre o mundo automobilístico.