A falta de estrutura e de postos de recarga para os veículos mostra que o Brasil não está pronto para os carros elétricos. Nesse sentido, não há energia disponível para os carros trafegarem.

GUIA DE CONTEÚDO
Brasil não está pronto para os carros elétricos
A princípio, a montadora BMW anunciou as vendas de seu novo carro elétrico, o i3. Inicialmente, o carro deve custar cerca de R$225,9 mil. Além disso, outro modelo que deve entrar para o time de carros elétricos no Brasil é o Mitsubishi Outlander.
Entretanto, não podemos deixar de enfatizar que, a princípio, o Brasil não está pronto para os carros elétricos. Pelo menos, é o que mostra alguns estudos e pesquisas feitas.
✓ Veja as novidades mais aguardadas do ano:
Conforme pronunciamento feito pelo diretor do comitê de Veículos Elétricos e Híbridos do congresso SAE Brasil, Ricardo Takahira, o Brasil oferece poucos pontos de recarga.
“Em Paris, por exemplo, os pontos são disponibilizados em locais públicos, assim como na Califórnia” (Ricardo Takahira).
Outro aspecto que dificulta a aderência dos carros elétricos no Brasil é a dependência do país de energia provinda de recursos hídricos.
“Se não houvesse escassez em momentos de secas, talvez fosse diferente”, lembra ele.
Contudo, além da escassez de pontos de abastecimento e o baixo volume de eletricidade, outros aspectos atrasam a popularização dos veículos elétricos por aqui.
Primeiramente, os incentivos econômicos para atrair fábricas a importarem seus veículos para cá são mínimos.
Se observarmos a tabela de preços do i3, é possível constatar que custa o dobro do seu concorrente (em termos de tamanho) Audi A1, que é movido a gasolina.
Outro exemplo é o Estado de São Paulo, capital, onde o máximo de benefício obtido foi a liberação de um rodízio municipal e uma redução de até R$10 mil na taxa do IPVA.
Ou seja, fica nítida a razão pela qual o Brasil não está pronto para os carros elétricos.
Uma possível solução
De acordo com parecer do Presidente Diretor da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Ricardo Guggisberg, que a única alternativa para mudar o cenário, é popularizar os carros elétricos no país.
✓ Veja as novidades mais aguardadas do ano:
Ou seja, o Brasil não está pronto para os carros elétricos, e a demanda e interesse em adquirir esse tipo de veículo só vai melhorar quando ele se tornar mais acessível e presente na realidade dos brasileiros.
O primeiro passo é investir em iniciativas para aumentar e melhorar os pontos de recarga dos carros. Na zona oeste de São Paulo, por exemplo, o Shopping Villa Lobos oferece aos clientes uma vaga com um ponto para recarga desde abril de 2012.
Além disso, o abastecimento é uma cortesia do centro de compras. Contudo, quase não é utilizado e está mais parado do que funcionando.
Por fim, concluímos que, apesar de serem extremamente benéficos para o meio ambiente, o Brasil não está pronto para os carros elétricos.
Entretanto, melhorando os preços e aumentando os pontos de recarga em todo território nacional, essa realidade pode ser alterada com o correto incentivo das grandes empresas em popularizar o veículo por aqui.