Postos do Brasil se preparam para receber carros elétricos; Confira

Os brasileiros interessados em adquirir veículos elétricos já podem comemorar. Pois os postos do Brasil se preparam para os carros elétricos! A mudança deve acontecer nos próximos meses e é esperado que os veículos desse tipo aumentem no país.

publicidade
postos do Brasil se preparam para os carros elétricos
postos do Brasil se preparam para os carros elétricos

Postos do Brasil se preparam para os carros elétricos

A princípio, as companhias petrolíferas já têm noção que seu principal (e talvez único) recurso é finito. Nesse sentido, empresas europeias e americanas do ramo já começaram a demonstrar grande interesse no setor de energia elétrica.

publicidade

Aqui no Brasil, estamos acostumados a ver os fabricantes de carros elétricos fomentando parceria com shoppings e mercados, a fim de popularizar o comércio deste tipo de veículo. Especialmente em bairros e locais nobres.

Desse modo, empresas brasileiras estão pensando em como não se perderem num futuro próximo. Portanto, os postos do Brasil se preparam para os carros elétricos.

publicidade

Atualmente, as empresas Raízen e a Plataforma Capital são líderes em um investimento de quase R$10 milhões na Tupinambá Energia, uma startup focada na operação de postos de recarga de veículos elétricos.

✓ Veja os maiores lançamentos do ano:

publicidade

Dessa forma, eles fornecem carregadores, softwares, aplicativos e todo o tipo de serviços relacionados à recarga de carros elétricos.

publicidade

Pontos de carga

A princípio, a Tupinambá possui uma plataforma digital que integra uma rede de pontos de recarga e facilita a vida dos usuários de carros elétricos , graças aos mais de mil carregadores registrados em seu sistema.

Além disso, ainda a rede oferece o diferencial de disponibilizar painéis publicitários em suas estações de recarga.

publicidade

Contudo, tal investimento da Raízen na Tupinambá pode render à Shell, que é representada no Brasil pela Raízen, seus primeiros eletropostos no país.

✓ Confira as notícias que são destaque

publicidade

Dessa forma, é nítido que os postos do Brasil se preparam para os carros elétricos e que a tendência é de vermos essas mudanças nos próximos meses, no máximo um ou dois anos.

publicidade

Porém, mesmo que o carro chefe da Raízen seja o etanol , a empresa espera que o combustível possa continuar sendo utilizado no Brasil combinado com outras fontes de energia renováveis.


Raízen e os postos elétricos

De acordo com pronunciamento de Rafael Rebello, diretor de Soluções de Energia e Renováveis da Raízen, “o etanol é e continuará a ser protagonista na transição energética , pois é um combustível de fácil implementação em veículos leves e com infraestrutura já estabelecida”.

Ainda segundo Rebello, “há diversas empresas interessadas em compor uma frota com  veículos a etanol e elétricos , e a Raízen está pronta para atendê-los. Nosso objetivo é ser líder na oferta de infraestrutura de recarga com energia renovável”, completou o executivo. 

publicidade

A princípio, a meta da Shell é instalar cerca de 2,5 milhões de carregadores em todo o mundo até 2030. Nesse sentido, na Argentina, a Shell deverá ter seu primeiro carregador nos próximos meses, apesar dos carros elétricos serem menos populares por lá.

Para efeito de comparação, em 2020 e 2021, a soma de elétricos e híbridos vendidos na Argentina foi de 8.254 veículos, o mercado brasileiro vende anualmente uma quantidade maior desde 2019, e superou esse número no primeiro trimestre de 2022.

Em outros países, especialmente na Europa, a Shell já oferece uma estrutura mais robusta, como acontece na Inglaterra, onde recentemente foi inaugurado o “Shell EV Hub”, um centro de recarga para veículos elétricos com 12 carregadores.

publicidade

Construído onde funcionava um posto de gasolina e diesel da própria companhia, o eletroposto conta com nove carregadores ultra-rápidos do tipo CCS, e três do tipo ChaDeMo, e ainda tem com um espaço de conveniência, onde clientes podem esperar enquanto seus veículos carregam.

Por fim, concluímos que os postos do Brasil se preparam para os carros elétricos. E que essa mudança será responsável por manter o comércio de muitos. Uma vez que os veículos movidos a energia estão ganhando cada vez mais força e gosto.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Postos do Brasil se preparam para receber carros elétricos; Confira

publicidade
Diogo Toscano
Redator especialista no mundo automotivo, é produtor de conteúdo online desde 2016 com foco na área de carros. Com o seu conhecimento e experiência traz para o site, conteúdos atualizados e informativos sobre o mundo automobilístico.