Bateria do carro descarregada; Veja como acontece e quanto tempo leva

Foi ligar o carro pela manhã e ele não funcionou? Isso é mais comum do que você pode imaginar. Nesse sentido, a bateria do carro descarregada assombra a vida de muitos motoristas diariamente. Por isso, vamos contar como e quanto tempo leva pra isso acontecer!

publicidade
Bateria do carro descarregada
Bateria do carro descarregada

O que é a bateria do carro

A princípio, a bateria de um carro é a principal responsável por fazer o carro dar a partida e fornecer a energia necessária a todo o sistema e parte elétrica.

publicidade

Nesse sentido, ela faz não apenas para o carro se movimentar, mas também suas luzes, vidros e travas elétricos, rádio e até o ar-condicionado. 

Desse modo, a bateria é um tipo de acumulador de energia recarregável. Ou seja, a própria bateria desempenha o papel de se auto carregar e garantir que o carro tenha um bom desempenho ao trafegar.

publicidade

✓ Veja também:

publicidade

Entretanto, isso nem sempre acontece. Em alguns casos, o inesperado pode surpreender o condutor: a bateria do carro descarregada! Para entender mais a fundo, vamos para o próximo tópico.


Como saber se a bateria do carro está descarregada

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que nosso carro costuma dar sinais quando algo não está certo com a parte elétrica e mecânica. E isso não é diferente quando a bateria está descarregada.

publicidade

Porém, como descobrir a bateria do carro descarregada? Para isso, separamos abaixo alguns detalhes que te ajudaram a identificar esse problema:

1 – Barulho ao dar partida

publicidade

A princípio, este é um caso comum. Nesse sentido, ao colocar a chave na ignição e girar, ao invés de escutar o som da ignição do motor, você escuta um clique. Desse modo, o som indica que a bateria não possui energia suficiente para ligar o carro.

2 – Ausência de som

publicidade

Como todo bom motorista, você provavelmente sabe que uma das funções da bateria é fornecer energia ao sistema elétrico. E isso se aplica aos sons do carro também.

Portanto, caso não haja nenhum som ao girar a chave na ignição, isso pode significar um problema. Por exemplo, o rádio não está funcionando? Provavelmente é a bateria do carro descarregada.

publicidade

✓ Veja também:


Quanto tempo leva?

Infelizmente não há como determinar quanto tempo leva para a bateria do carro descarregar. Além disso, vários fatores contribuem para o esgotamento da peça. No geral, uma bateria dura em média de dois a quatro anos.

publicidade

Contudo, isso pode variar muito dependendo dos cuidados que o motorista tem com o carro, e também alguns cuidados básicos. Por exemplo:

  • Deixar a chave na ignição;
  • Esquecer os faróis ligados;
  • Escutar rádio com o motor desligado, entre outros.

Tomando os devidos cuidados, você pode prolongar a vida útil da bateria e evitar surpresas. Além disso, a manutenção preventiva também é importante para isso.

publicidade
Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Bateria do carro descarregada; Veja como acontece e quanto tempo leva

Diogo Toscano
Redator especialista no mundo automotivo, é produtor de conteúdo online desde 2016 com foco na área de carros. Com o seu conhecimento e experiência traz para o site, conteúdos atualizados e informativos sobre o mundo automobilístico.